terça-feira, 5 de novembro de 2013

Corredora mais velha da Maratona de NY morre um dia após a prova

A corredora mais velha da última edição da maratona de Nova York, a californiana Joy Johnson, de 86 anos, morreu na segunda-feira, um dia após disputar a prova - revelou sua família nesta terça.


Joy Johnson, de San José, completou os 42.195 km através de cinco distritos de Nova York em cerca de oito horas, no domingo. Essa foi sua 25ª maratona consecutiva de Nova York.


Durante a prova, ela caiu no chão e bateu a cabeça, mas continuou correndo. Joy procurou a equipe médica somente após concluir a corrida. Ela recusou o conselho de procurar um hospital para fazer exames mais completos.


Joy, que completaria 87 anos em 25 de dezembro, foi professora de Educação Física e treinadora durante muito tempo. Começou a correr apenas recentemente, depois de se aposentar.


"Nunca corria para competir, ela corria porque gostava", disse à AFP sua filha caçula Diana Boydston, em entrevista por telefone.


Ela foi para Nova York com a irmã Faith. Depois da corrida, costumava tomar um banho quente e ir para cama. No dia seguinte, seguia com a irmã para a Rockefeller Plaza, onde a emissora de televisão NBC grava "Today".


Este ano, depois do programa, ao voltar para o hotel, Joy se deitou e nunca mais acordou.


Apenas 18 dos cerca de 50 mil corredores desta edição tinham mais de 80 anos - disseram os organizadores da prova.


Johnson chegou em quarto lugar na categoria de corredores de 80 a 89 anos. Um homem de 89 anos foi a pessoa mais velha a correr no domingo.


"Estamos tristes com a notícia do falecimento de Joy. Ela concluiu sua 25ª maratona no domingo e era uma inspiração para todos nós", declarou o porta-voz da New York Road Runners, Chris Weiller.


O marido de Joy faleceu há 15 anos.


jm-mar/tt/lr


0 comentários:

Postar um comentário