domingo, 29 de setembro de 2013

Paulo Betti: "Seria pai novamente"

Paulo Betti (Foto: Zô Guimarães)

Aos 61 anos, Paulo Betti sente, sem preocupação, a passagem dos anos. Guarda lembranças da infância vivida no interior de São Paulo, onde nasceu, mas as memórias não lhe servem como exemplo. Ele prefere se atualizar com os filhos – Juliana, 36, Mariana, 32, do casamento com Eliane Giardini, e João, 10, da relação com Maria Ribeiro. “Ele me faz rebolar e, ao mesmo tempo, ver que não sou tão bom de rebolado assim”, explica o ator ao responder para o repórter Pedro Moraes as perguntas dos leitores enviadas ao site de QUEM. Paulo conta que gosta do clima de Malhação, tanto que está participando pela terceira vez da novela e, casado com a designer Mana Bernardes, diz que pode ser pai de novo. “Estou aberto a essa perspectiva.”


1 - O fato de ter sido pai depois dos 50 anos o fez se sentir rejuvenescido?

Nelma Pinto, Cianorte (PR)

Há duas respostas. Como diz um amigo meu, o ator Rafael Ponzi: “Um filho é uma espécie de personal trainer, ele faz você se mexer muito”. Por outro lado, dá a noção do tempo que tenho. Então, ele me faz rebolar e, ao mesmo tempo, ver que não sou tão bom de rebolado assim.


Paulo Betti (Foto: Zô Guimarães)

2 - Seus filhos são de gerações distintas. Como é ser pai com essas diferenças?

Rosane Rodrigues, Vitória (ES)

A cada dia me sinto diferente, mas mantenho sempre a paixão por eles. Aprendi a fotografar os momentos. Parece que acende uma luz para mim dizendo “Atenção, isso vai ser inesquecível!”. Sempre curti meus filhos, e até mesmo seria pai novamente. Estou aberto a essa perspectiva.


3 - Li que você se casou pela terceira vez. O quanto é importante o casamento em sua vida?

Catarina Ribeiro, Maceió (AL)

Minhas experiências foram sempre boas e positivas. Estou pela terceira vez em um relacionamento mais longo, mas tive outros mais curtos. Por isso, posso considerar que tive cinco casamentos. Esse é o número honesto.


4 - Você está com 61 anos. O que mudou na sua vida?

Melissa Figueiredo, Rio de Janeiro (RJ)

Eu jogava pelada de vez em quando e, hoje, não mais. Posso me contundir. Com a idade sinto o tempo ficando cada vez mais escasso, mas não perco o sono, ainda. O escritor Pedro Nava dizia que a experiência são faróis voltados para trás. Não funciona para a frente, e isso é um fato.



5 - O que faz para se manter em forma?

Ana Maria Cunha, Varginha (MG)

Faço a bikram ioga (série de exercícios praticados numa sala aquecida). É difícil, mas já estou lá há um ano e meio. Faz você suar muito e, às vezes, perco 2 quilos de água por dia.


Paulo Betti (Foto: Zô Guimarães)

6 - Essa é sua terceira temporada em Malhação. Por que aceitou tantas vezes o convite para atuar na novela?

Fernanda Guimarães, Juiz de Fora (MG)

Gosto do clima de Malhação. Não há pressão, então, é gostoso fazer. Além disso, passo a trabalhar para um público mais jovem. Sinto a resposta nas ruas, porque as crianças, que antes não me conheciam, agora vêm falar comigo.


7 - Você se sente professor dos novos atores?

Clara Cunha, Recife (PE)

Não fico aproveitando para fazer a cabeça deles, mas a convivência é uma troca de experiências. Eu me sinto como um jogador de futebol experiente voltando ao juvenil, mas com a vantagem de não precisar correr tanto. Posso jogar mais plantado, distribuindo as jogadas.


Paulo Betti (Foto: Zô Guimarães)

8 - Você nasceu no interior de São Paulo. Que lembranças tem de lá?

Marcia Brito, Sorocaba (SP)

Lembro dos valores básicos da minha família, de ter fartura na mesa. Nasci num sítio e fui o 15º filho da minha mãe. Meus irmãos me contam que ela me levava para a roça e me deixava debaixo dos pés de café enquanto ia colher. Quando fui para Sorocaba, aos 3 anos, vivi numa espécie de quilombo, no bairro de Vila Leão, onde 95% dos habitantes eram negros. Saí de lá aos 19 anos para estudar.


9 - Você já declarou voto pelo Partido dos Trabalhadores. Como analisa as críticas recentes feitas ao governo?

Antônio Castro, Rio de Janeiro (RJ)

Acho as passeatas fundamentais para sacudir nossos ranços. Está faltando a prática da humildade por parte dos nossos governantes, mas acho que a presidente Dilma teve uma reação boa aos movimentos. Tenho simpatia por ela. Os protestos têm que resultar em algo. Há pouco tempo, a mãe da minha diarista morreu depois de ficar cinco dias sentada em uma unidade de pronto-atendimento, enquanto convalescia de um acidente vascular cerebral.


10 - Qual o seu maior sonho?

Leandro Mota, Nova Iguaçu (RJ)

Viver mais um bom tempo, feliz e ativo em todos os sentidos, e depois, um dia, deitar, dormir e morrer. Mas sem saber quando será, porque se falarem que vai ser amanhã será péssimo.


Paulo Betti (Foto: Zô Guimarães)

0 comentários:

Postar um comentário