Quando Einstein estava dando palestras em uma universidade, a pergunta recorrente que os alunos lhe perguntavam era:
– Você acredita em Deus?
E ele sempre respondeu: ”
Eu acredito no deus de Spinoza.
Aquele que não havia lido Spinoza ficará surpreso. Baruch de Spinoza era um filósofo holandês considerado um dos três grandes racionalistas da filosofia do século XVII, junto com o francês Descartes.
O Deus ou a Natureza de Spinoza teria dito, nas palavras de Anand Dilvar :
“Pare de rezar e bater no seu peito! O que eu quero que você faça é que você vá ao mundo para aproveitar sua vida.
Eu quero que você goste, cante, se divirta e aproveite tudo o que fiz por você.
Pare de ir a esses sombrios templos, escuros e frios, que você construiu e você diz que é minha casa. Minha casa está nas montanhas, nas florestas, nos rios, nos lagos e nas praias. É onde eu moro e lá eu expresso meu amor por você.
Pare de me culpar por sua vida miserável; Eu nunca disse que não havia nada de errado com você ou que você era um pecador, ou que sua sexualidade era algo ruim.
O sexo é um presente que eu lhe dei e com o qual você pode expressar seu amor, seu êxtase, sua alegria. Então não me culpe por tudo o que você foi levado a acreditar.
Pare de ler as supostas escrituras sagradas que não têm nada a ver comigo. Se você não pode me ler em um amanhecer, em uma paisagem, nos olhos de seus amigos, nos olhos de seu garotinho …
Você não vai me encontrar em nenhum livro!
Confie em mim e pare de me perguntar. Você vai me dizer como fazer meu trabalho?
Pare de ter tanto medo de mim. Eu não te julgo, não te critico, não estou com raiva, não me incomodo, não punho. Eu sou puro amor.
Pare de me pedir perdão, não há nada para perdoar. Se eu fiz você … Eu cheguei você de paixões, limitações, prazeres, sentimentos, necessidades, incoerências … de livre arbítrio. Como posso culpá-lo se você responder a algo que eu coloco em você? Como posso puni-lo por ser do jeito que você é, se eu sou quem te criou? Você acha que eu poderia criar um lugar para queimar todos os meus filhos que se comportam mal, para o resto da eternidade? Que tipo de deus pode fazer isso?
Esqueça qualquer tipo de mandamentos, qualquer tipo de leis; Esses são truques para manipular você, para controlá-lo, que só criam culpa em você.
Respeite seus colegas e não faça o que não quer para você. O único que eu pergunto é que você presta atenção em sua vida, que seu alerta é seu guia.
Minha amada, esta vida não é um teste, nem um passo, nem um passo na estrada, nem um ensaio, nem um prelúdio para o paraíso. Esta vida é a única coisa que é aqui e agora e a única coisa que você precisa.
Eu o tornei absolutamente livre, não há recompensas ou punições, não há pecados ou virtudes, ninguém carrega um marcador, ninguém mantém um registro.
Você é absolutamente livre para criar um céu ou inferno em sua vida.
Não posso dizer se há algo depois desta vida, mas posso dar-lhe alguns conselhos. Viva como se não houvesse. Como se fosse sua única chance de curtir, amar, existir.
Então, se não houver nada, então você terá gostado da oportunidade que eu lhe dei. E se houver, tenha certeza de que não vou perguntar se você se comportou bem ou mal, eu vou perguntar-lhe. Você gostou? … Você se divertiu? O que você mais gostou? O que você aprendeu? …
Pare de acreditar em mim; acreditar é supor, adivinhar, imaginar. Eu não quero que você acredite em mim, eu quero que você me sinta em você. Eu quero que você me sinta em você quando você beija seu amado, quando você veste sua filha pequena, quando você acaricia seu cão, quando você se banha no mar.
Pare de me louvar, que tipo de deus egomaníaco você acha que eu sou?
Me aborrece que me louvem, me fazem sentir-me grato. Você se sente grato? Mostre isso cuidando de si mesmo, sua saúde, seus relacionamentos, o mundo. Você se sente assistido, sobrecarregado? … Expresse sua alegria! Essa é a maneira de me louvar.
Pare de complicar as coisas e repetindo como um papagaio o que eles lhe ensinaram sobre mim.
O único certo é que você está aqui, que está vivo, que este mundo está cheio de maravilhas. Por que você precisa de mais milagres? Por que tantas explicações?
Não me procure fora, você não vai me encontrar. Encontre-me dentro … eu estou, batendo em você “.
Anand Dilvar
Tudo começou quando Albert Einstein foi interrogado via telegrama pelo rabino Herbert S. Goldstein sobre se ele acreditava ou não na existência de Deus. Einstein respondeu:
“Eu acredito no deus de Spinoza, que se revela em harmonia com o que existe, não em um deus que está interessado no destino e nas ações dos seres humanos”.
Em uma entrevista de 1930 publicada no livro de GS Viereck Glimpses of the Great , Einstein expandiu ainda mais sua explicação:
“Sua pergunta é a mais difícil do mundo. Não é algo que possa responder com um simples sim ou não. Eu não sou ateu. Não sei se posso definir-me como um panteísta. O problema em questão é muito vasto para nossas mentes limitadas. Posso responder com uma parábola? A mente humana, por mais treinada que seja, não pode abranger o universo. Estamos na posição do menininho que entra numa enorme biblioteca com centenas de livros de diferentes idiomas. A criança sabe que alguém deve ter escrito esses livros. Ele não sabe como ou quem. Ele não entende as línguas em que esses livros foram escritos. A criança percebe um plano definido no arranjo dos livros, uma ordem misteriosa, que ele não entende, apenas suspeita. Isso, parece-me, é a atitude da mente humana, mesmo a maior e mais culta, em torno de Deus. Vemos um universo maravilhosamente organizado, que obedece a certas leis, mas dificilmente entendemos essas leis. Nossas mentes limitadas não podem apreender a força misteriosa que move as constelações. Estou fascinado pelo panteísmo de Spinoza, porque ele é o primeiro filósofo que trata a alma e o corpo como se fossem a si mesmos, não duas coisas separadas “
Como é o Deus de Spinoza a que Einstein se refere?
Baruch Spinoza , nascido em 24 de novembro de 1642 como Benedito de Espinosa, era um filósofo holandês, de origem sefardita judaica, considerado junto com Descartes e Leibniz, um dos mais importantes filósofos racionalistas do Iluminismo, cujo impacto foi reconhecido após sua morte , ocorreu em 21 de fevereiro de 1677 aos 44 anos de idade. Seu trabalho mais destacado é a Ética demonstrada de acordo com a ordem geométrica, publicada póstuma por seus amigos mais próximos e que logo foi censurada pela Igreja Católica quando incluída em seu Index librorum prohibitorum .
Em sua obra principal , Spinoza tentou definir a Natureza de Deus e as paixões humanas, para Spinoza não há dualismo, mas um monismo intermediário, isto é, não há duas substâncias, mas uma com diferentes atributos, como pensamento e / ou a extensão. Ele também considerou que Deus era uma res extensa , essa concepção assume Deus não como metafísico, mas como a totalidade do físico ou material.
Deus é a natureza nativa que apresenta afeições e formas de ser, que por sua vez têm uma origem necessária para Deus, são consideradas como natureza natureza, então Deus é esse ser em que é concebido e é tudo quando existe, e sem ele ou fora dela nada é ou pode ser concebido. Esta perspectiva foi considerada como Panista , o que significa Tudo em Deus . …
0 comentários:
Postar um comentário