O almoço é sem dúvidas a principal refeição que podemos ter durante a jornada de um dia, 24 horas. Você até pode não perceber, mas o ato de se sentar com amigos e familiares para realizar uma refeição, é uma tradição que existe desde os homens das cavernas.
A culinária de um povo, e os seus hábitos e tradições sobre a mesa, tem muito a dizer sobre a cultura e identidade desse local.
Por esse motivo, nada mais justo do que levantarmos as tampas das panelas para mergulhamos em uma intensa viagem cultural.
Afinal, o que comem as pessoas que vivem em diferentes países? Confira:
1- China
Quando vão comer em grandes grupos, os chineses preferem pedir muitos pratos, que são preparados na hora em uma grande chapa.
A carne de porco e os frutos do mar são as proteínas mais populares no país. E o gosto do vinagre, molho de soja e óleo de pimenta são os temperos mais utilizados.
2- Jamaica
A culinária jamaicana tem influências da cozinha espanhola, inglesa, africana, indiana e chinesa.
Assim como aqui no Brasil, o arroz é um alimento básico e que está presente em todo almoço ou jantar. Um dos pratos mais tradicionais do país, é o “Ackee com bacalhau”. Ackee por sua vez, é uma fruta local, que pertence a família do guaraná.
As carnes mais populares no país é a suína e a de frango. A comida é bastante condimentada, tendo um gosto intenso.
3- Nigéria
O almoço nigeriano pode lembrar ao brasileiro. Eles frequentemente consomem arroz e feijão. Apesar do seu feijão não ser servido em caldo como o nosso.
Um dos pratos mais tradicionais é o “Isu guisado com peixe”. Isu é uma erva local que é frequentemente usada nessa gastronomia. Os molhos picantes e o uso da banana também é muito comum no preparo do almoço.
4- Argentina
Nossos vizinhos argentinos consomem grandes quantidades de churrasco durante o almoço.
A carne sem dúvida é muito mais valorizada do que os acompanhamentos. Quando não contam com muito tempo para almoçar, os argentinos podem opinar por outro prato tradicional, as empanadas. Que lembram muito o nosso pastel, mas é assado em forno.
5- Belize
Belize é um estado soberano localizado na costa norte da América Central. O país que é muito procurado pelos turistas também conta com uma interessante gastronomia local.
Um dos quitutes mais tradicionais do país, são os chamados “Fry Jacks”. Que são bolinhos feitos de uma massa especial e fritos. O feijão e os ovos são outros itens muito presentes nessa refeição.
6- Alemanha
A base da cozinha alemã, está pautada em dois alicerces principais: a carne e as batatas.
No almoço de um alemão, a carne precisa ser servida com variedade. Eles não se limitam a apenas uma proteína principal.
As salsinhas como você já deve imaginar são consideradas uma verdadeiro tesouro para a gastronomia alemã. E no geral, as proteínas não são dispensadas nem mesmo no café da manhã.
7- Noruega
O almoço norueguês não costuma a ter muitas opções de pratos. A carne de porco é a considerada mais popular e mais barata, mas o salmão é a proteína chefe dessa região.
Outra curiosidade sobre as refeições desse país, é que no almoço eles tendem a optar por opções frias de comida, enquanto a noite no jantar, é servido os pratos quentes.
8- Índia
O almoço indiano é sempre muito colorido e bem condimentado, graças a grande variedade de temperos e vegetais que são utilizados.
Os pratos mais famosos são os chamados de “cozidos”, que consistem em uma ou mais proteínas, sendo cozidas em molho com uma série de vegetais durante várias horas.
Estima-se que entre 20 e 40% da população indiana seja vegetariana, e por isso o carboidrato pode ser a base da alimentação dessas pessoas.
9- Indonésia
A principal proteína consumida em um almoço na Indonésia, sem dúvida será algo que veio do mar.
Apesar disso o frango e o tofu também são outras duas opções muito populares. Outra tradição durante o almoço, é manter um bowl de sopa quentinha sempre do lado como acompanhamento.
10- Itália
Como você deve imaginar, as massas marcam presença no almoço dos italianos. Mas apesar desse povo ser verdadeiros experts em pizzas e macarrão. Eles são também verdadeiros fãs de peixes e legumes.
Por isso é comum por exemplo, o macarrão ser servido em uma pequena porção como entrada, e em seguida eles partirem para o prato principal, que consiste em uma proteína acompanhada de vegetais.
11- Rússia
O almoço é se dúvida a principal refeição para os russos. A culinária desse povo também conta muito com o consumo de carnes e batatas.
Um dos pratos mais tradicionais do país, é o Draniki. Uma receita que leva batatas, almondegas, uma massa conhecida como Pelemy e vegetais.
12- Estados Unidos
Nos Estados Unidos existe uma verdadeira paixão nacional: a fritura. Por isso pratos que envolvam esse método de cozimento são muito comuns na região. Frango frito, batatas fritas, bolinhos fritos, todos esses itens são pratos populares nesse país
Os americanos sem dúvida é a população que mais consome fast-food anualmente. Por isso, se você estiver no país norte-americano, é bem provável que o seu almoço seja um hambúrguer com fritas.
0 comentários:
Postar um comentário