quarta-feira, 11 de julho de 2018

16 Curiosidades sobre a Croácia

Curiosidades curiosas de uma das finalistas da copa do mundo de 2018. Confira algumas curiosidades sobre a Croácia:

Curiosidades sobre a Croácia

 

1- 27 ANOS DE INDEPENDÊNCIA

A Croácia fez parte da antiga Iugoslávia e foi invadida pela Alemanha nazista em abril de 1941. Em 1991, após um plebiscito, o país se separou da Iugoslávia, se tornando independente.

2 – PAÍSES VIZINHOS

A Croácia faz fronteira com a Eslovênia, Hungria, Sérvia, Bósnia e Herzegovina e Montenegro. O país é banhado pelo Mar Adriático e tem uma larga costa e faz fronteira pelo mar com a Itália.

3 – A MOEDA E O IDIOMA

Mesmo sendo um Estado-membro da União Europeia, a moeda da Croácia não é o euro e, sim, a kuna croata. – 1 Kuna croata é igual a 0,61 Real brasileiro

A língua oficial, o croata, é um idioma eslavo meridional que utiliza o alfabeto latino. Outras línguas nativas são
faladas por menos de 5% da população.

4- ZAGREB É A CAPITAL

Croácia é um país europeu cuja capital e cidade mais populosa é Zagreb.

Curiosidades sobre a Croácia

 

5- CÃES DÁLMATAS

A raça de cães dálmatas é croata, mais especificamente da região com mesmo nome, a Costa Dálmata.

6 – GAME OF THRONES

Cenas da popular série foram filmadas na Croácia, principalmente Dubrovnik, mas também Split. Fãs da série podem reconhecer várias vistas de Dubrovnik em King’s Landing.

A vista do alto do Castelo de Dubrovnik é a mesma do castelo de King’s Landing

7 – ÓRGÃO DO MAR

Em Zadar tem um órgão à beira mar que é tocado pelas ondas do mar. Os tubos ficam localizados debaixo do concreto e são soprados por colunas de ar empurradas pela água do mar criando sons harmônicos aleatórios. Como as marés e os ventos são imprevisíveis, o órgão toca um concerto infinito e extremamente variado.

8 – GRAVATAS

As gravatas foram inventadas pelos croatas. Os soldados começaram a usar cachecóis amarrados no pescoço para se identificarem por volta do século XVII. O rei francês Luís XV adotou o estilo quando mercenários croatas começaram a servir à França e logo o acessório se espalhou pela Europa. No dia 18 de outubro é comemorado o Dia da Gravata para celebrar esse elemento do patrimônio nacional. Outro detalhe curioso é que a palavra francesa para gravata, cravat, teria vindo da pronúncia francesa do gentílico dos croatas, hrvat.

 

9 – MENOR CIDADE DO MUNDO

Hum é uma cidade da Croácia conhecida como a menor cidade do mundo pelo Guinness World Records. Hum tem uma população de apenas 20 habitantes de acordo com o censo de 2011, mas é oficialmente uma cidade.

 

10 – TRADIÇÃO DE QUASE 5 SÉCULOS

Na ilha de Hvar, é feito um procissão conhecida como “Seguindo a Cruz” passando por seis vilas. Ela acontece toda Páscoa por quase 5 séculos.

11 – POR DO SOL MAIS BONITO DO MUNDO

De acordo com Alfred Hitchcock, o diretor de “Psicose” e “Os Pássaros” entre vários outros filmes, o por do sol de Zadar, visto do Órgão do Mar, é o mais bonito do mundo.

12 – PASSAGEM DE GRAÇA POR TODA A VIDA

Se uma criança nascer na barca entre Split e Hvar da empresa Jadrolinija, ela poderá viajar de graça na barca pelo resto da vida.

13 – ANFITEATRO ROMANO

Na cidade de Pula fica localizado um dos três exemplares de anfiteatros romanos mais bem preservados. Ele também é o sexto maior.

14 – ZLATNI RAT

Zlatni Rat é a praia mais famosa da Croácia, localizada na ilha de Brac. Mas o mais especial dessa praia é que ela muda de cor e o formato com o vento.

15- CARTÃO POSTAL

O cartão postal mais famoso: a igreja de São Marcos e seu telhado decorado com o brasão do antigo reino da Croácia e o brasão da capital Zagreb.

16 – ILHA DO AMOR

A ilha Galešnjak é uma pequena ilha com formato de coração conhecida como Ilha do Amor. Ela tem menos de 1 km² de área e um litoral de 1,55 km.

O post 16 Curiosidades sobre a Croácia apareceu primeiro em Blog Insôônia.

0 comentários:

Postar um comentário