domingo, 15 de abril de 2018

10 políticos mais corruptos do mundo

A corrupção é caracterizada como o abuso de recursos públicos, poder e posição para fornecer vantagem injusta para indivíduos, famílias e amigos. Recursos públicos comuns que muitas vezes são embolsados ​​por políticos são dinheiro, bens, fundos de ajuda médica e alocações orçamentárias.

A corrupção é um problema complexo que afeta aspectos sociais, econômicos e políticos em quase todos os países. A corrupção pode minar as instituições democráticas, retardar projetos de desenvolvimento e pode até causar desestabilização no governo. Já é tempo de as pessoas estarem mais conscientes da corrupção em nosso meio. O conhecimento e a conscientização pública da corrupção podem ajudar a minimizar o problema.

Spiro Agnew

Spiro Agnew foi vice-presidente nos Estados Unidos durante o mandato do presidente Richard Nixon. Ele ficou no poder de janeiro de 1969 até sua renúncia em 1973. Ele renunciou assim que um júri federal começou a investigar sua vida.

Inicialmente, Agnew havia negado as acusações de corrupção, mas depois entrou em um acordo judicial com o Departamento de Justiça de que ele não contestaria em uma única acusação que ele enganou o governo. O juiz multou-o por US $ 10.000 e condenou-o a três anos de liberdade condicional. Em 1983, ele foi forçado a pagar ao estado de Maryland a quantia de suborno que ele havia aceitado, que chegou a US $ 268.482.

Clique em “Próximo” para ler o restante do conteúdo da postagem.

Randy Duke Cunningham

Randy Duke Cunningham foi um piloto de caça da Marinha dos Estados Unidos durante a Guerra do Vietnã. Ele serviu como um republicano na Casa dos EUA de 1991 a 2005. Ele renunciou em 2005, depois que ele se declarou culpado de acusações de suborno.

Ele reconheceu que havia recebido pelo menos US $ 2,4 milhões. O mais alto suborno conhecido que um congressista dos Estados unidos havia recebido. Ele usou subornos para comprar uma mansão, condomínio, um carro e um iate. Em 3 de março de 2006, ele recebeu 8 anos de prisão e foi condenado a pagar US $ 1,8 milhões. Cunningham foi libertado na prisão em junho de 2013.

Clique em “Próximo” para ler o restante do conteúdo da postagem.

Budd Dywer

Budd Dywer foi um membro republicano da Câmara de Representantes de 1965 a 1970. Ele também serviu no Senado dos EUA de 1971 a 1981 e mais tarde serviu como tesoureiro da Pensilvânia de 1981 até o dia em que se suicidou.

Dywer foi condenado após ter sido considerado culpado de receber US $ 300.000 de uma empresa privada em troca de um contrato estadual de US $ 4 milhões. Ele também foi culpado de fraude de correspondência e conspiração para cometer suborno.

Durante a conferência de imprensa de 22 de janeiro de 1987, Dywer puxou o gatilho e tirou a própria vida.

Clique em “Próximo” para ler o restante do conteúdo da postagem.

Alberto Fujimori

Alberto Fujimori foi o 90º Presidente do Peru. Ele estava no cargo de 1990 a 2000. Ele havia fugido para o Japão quando a notícia de sua corrupção foi divulgada ao público.

Fujimori foi condenado a sete anos e meio de prisão por peculato e outros seis anos por acusações de corrupção e suborno. Ele também foi condenado por abusos de direitos humanos, assassinato e sequestro e foi condenado a 25 anos de prisão.

O Japão negou os pedidos de extradição do governo peruano. No entanto, ele inesperadamente foi para o Chile. Em 21 de setembro de 2007, a pedido do Peru, a Suprema Corte do Chile concedeu a extradição de Fujimori para o Peru.

Clique em “Próximo” para ler o restante do conteúdo da postagem.

Sani Abacha

Sani Abacha foi chefe de estado da Nigéria de 17 de novembro de 1993 a 8 de junho de 1998. Durante seu regime, ele e sua família teriam roubado 5 bilhões de libras dos fundos do governo.

Abacha havia morrido em 1998 enquanto permanecia em sua vila em Abuja. A causa da morte foi ataque cardíaco súbito, embora haja relatos não confirmados de que ele foi envenenado.

Em março de 2014, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos revelou que havia congelado US $ 458 milhões de dólares que teriam sido adquiridos ilegalmente por Abacha e seu grupo.

Clique em “Próximo” para ler o restante do conteúdo da postagem.

Saddam Hussein

Saddam Hussein foi o presidente iraquiano de 16 de julho de 1979 a 9 de abril de 2003. Em 2003, várias horas antes da invasão dos Estados Unidos, ele ordenou que o Banco Central do Iraque transferisse US $ 1 bilhão dos cofres do governo para sua conta pessoal.

Segundo a investigação do Senado dos EUA, Saddam Hussein havia desviado US $ 21 bilhões do programa de petróleo por alimentos.

Clique em “Próximo” para ler o restante do conteúdo da postagem.

Slobodan Milosevic

Slobodan Milosevic foi um presidente sérvio de 1989 a 1997 e presidente da República Federal da Iugoslávia de 1997 a 2000. Em 2001, ele foi preso por corrupção e abuso de poder.

Milosevic foi entregue ao tribunal de crimes de guerra da ONU em Haia, onde foi acusado de crimes contra a humanidade e uso ilegal de US $ 2,1 bilhões em fundos do governo. Ele morreu antes do julgamento ter terminado.

Clique em “Próximo” para ler o restante do conteúdo da postagem.

Mobutu Sese Seko

Mobutu Sese Seko serviu como presidente da República do Congo de 1965 a 1997. Enquanto estava no cargo, ele mudou o nome do Congo para Zaire em 1971.

Durante seu regime ditatorial, ele era conhecido por nepotismo, fazer compra exageradas em Paris e por desviar fundos do governo. Foi relatado que Seko havia desviado mais de US $ 15 bilhões de dólares.

Como consequência, a sua nação sofreu uma inflação alta, dívidas excessivas e desvalorização da moeda. Em 1991, distúrbios e problemas econômicos o levaram a dividir o poder com líderes da oposição, mas ele usou o exército para impedir a mudança.

Em maio de 1997, ele foi expulso do poder por forças rebeldes. Ele morreu no Marrocos.

Clique em “Próximo” para ler o restante do conteúdo da postagem.

Ferdinand Marcos

Ferdinand Marcos serviu como presidente das Filipinas de 1965 a 1986 antes de ser expulso pela revolução do poder popular. Durante sua ditadura, a dívida de seu país cresceu de US $ 1 bilhão para US $ 25 bilhões. Ele usou contas bancárias offshore para canalizar fundos do governo para suas contas pessoais.

Os relatórios afirmaram que ele havia roubado de US $ 5 bilhões a US $ 10 bilhões do tesouro das Filipinas. Sua riqueza adquirida ilegalmente foi obtida pela aquisição de grandes empresas privadas, empréstimos do governo a seus comparsas e propinas de empresas privadas.

Apenas US $ 4 bilhões foram recuperados de sua riqueza adquirida desde que ele morreu no exílio no Havaí em 1989.

Clique em “Próximo” para ler o restante do conteúdo da postagem.

Mohamed Suharto

Mohamed Suharto foi um presidente indonésio de 1967 a 1998. Seu regime foi considerado o mais corrupto do século XX. Ele e sua família tinham o controle de empresas privadas e instituições de caridade. Suharto renunciou ao cargo após grandes protestos dos indonésios.

A Transparency International estima que Suharto tivesse desviado de US $ 15 bilhões a US $ 35 bilhões durante seus 32 anos no poder. Em 27 de janeiro de 2008, ele morreu de complicações no coração aos 86 anos.

Em dezembro de 2010, a Suprema Corte da Indonésia anunciou que havia retirado US $ 307 milhões de uma das instituições de caridade estabelecidas por Suharto.

0 comentários:

Postar um comentário