segunda-feira, 21 de maio de 2018

Aniversário Ah Negão! 10 ANOS!!!

Eu lembro como se fosse ontem…

Estava eu entediado em meu estágio pouco remunerado, no auge dos meus 21 anos, quando tive a peculiar ideia de criar um blog.

Eu lia alguns blogs na época e pensei… EU TAMBÉM CONSIGO FAZER ISSO.

E assim, no dia 20 de maio de 2008, em mais ou menos 11 minutos eu criei o “ahnegao.blogspot.com”, um site absurdamente simples, usando um estilo preto e todo quadrado, com apenas esse post, que eu postei primeiro pra dar contexto ao nome do site.

Na época eu apenas postava o que eu via de interessante na internet, sem me importar se tinha alguém lendo, eu só queria uma distração para momentos de tédio e um lugar para expressar todo meu autismo. Porém com o tempo algumas visitas foram surgindo lá e cá.

O primeiro ano do blog foi praticamente um arquivo da internet que eu fazia pra mim mesmo. Eu não tinha a menor intenção de chegar a lugar algum com aquele site sem graça de nome que lembra conteúdo adulto. Porém, as visitas vinham (sei lá de onde, eu aparecia na 19873ª página do Google), e eu resolvi dar uma incrementada no visual pra impressionar as gata. Logo eu, que não sei nem escrever “disainer”, estaria encarregado dessa missão.

Entre 2008 e 2009 foram diversas mudanças no estilo do blog. Já foi preto, branco, laranja, preto de novo. Infelizmente não tenho prints dessa época.

O print mais antigo que consegui foi esse. Um dos meus (terríveis) layouts:

Sim, azul.

Depois veio o preto que ficou até o fim de 2009:

MANO OLHA AS COISA QUE EU POSTAVA…

Meu último layout artesanal foi só uma mudança de cores em um layout já existente. Foi a primeira vez que tentei usar a cor roxa, e nunca mais mudei:

Foi mais ou menos nessa época que fechei parcerias com grandes blogs (que na época eram pequenos), e quando fiz minhas primeiras grandes amizades na internet, principalmente com uma galera que só um tempo mais tarde seriam de um blog chamado Le Ninja.

Se eu for citar todo mundo aqui eu vou levar o dia todo, mas posso garantir que cada parceiro da época me ajudou de uma forma diferente. Eu nunca teria crescido sem a ajuda dos outros blogs. Inclusive eu acho que só comecei a ter visitas MESMO depois que o Não Intendo me linkou um dia.

Enfim, a coisa só engrenou depois das famigeradas TIRINHAS MEME. Aí que o bagulho pegou preço, meus amigos.

Na verdade as primeiras tirinhas que eu postei foram em 2009, mas na época só existia um meme, o FFFFFFFUUUUUUUUUUUU.

Só em 2010 que o Trollface chegou e com ele todo o resto da galera. Eu vi cada meme surgir, um por um, até que no fim de 2010 começou-se a misturar todos eles.

Em 2011 foi a avalanche tirinhas meme da qual a internet jamais se recuperou. Aqui no blog eram 15, 20, 30 por dia. O bagulho era sem freio. Eu tinha a energia de um jovem e o retardo de uma mula, eu era perfeito para isso.

A demanda de tirinhas era gigantesca, eu traduzia várias tirinhas de diversas línguas pra poder manter a mesma quantidade de posts sempre, mas o que fazia sucesso mesmo eram minhas próprias tirinhas porque eu era COMPLETAMENTE RETARDADO.

NADA FAZIA UMA CARALHA DE SENTIDO NAS MINHAS HISTÓRIAS…

Eu inventei MUITO nome de cachorro. Tudo culpa do meme DORGAS MANOLO, que eu usei muito aqui.

Eu criei personagens como o Renatinho das Beibleide, a MENINA AICARLEN, e um meme chamado Ash Pedreiro que correu o mundo…

MANO EU CRIEI UMA VACA QUE SE CHAMA JAIRO!!!

Era sempre assim, eu ficava sem saída, eu inventava uma frase de efeito.

Ah, e é claro, não poderíamos esquecer do TOP SUPREME ULTRA MEME que nasceu aqui…

SIM, ELE MESMO…

O pior meme do mundo sem sombra de dúvidas.

Eu sempre tentei inovar de alguma forma, então decidi criar personagens mais complexos. Assim nasceu o GAUDÊNCIO, um herói que eu criei pra acabar com o mau gosto na internet. Pra vocês terem uma ideia, na primeira tirinha dele, ele mata o MICHEL TELÓ…

Ah, sempre me perguntam de onde vem o nome: vem de uma piada do GALO GAUDÊNCIO (deve ser gaúcha, não sei).

Não eu não vou contar.

Nessa mesma época das tirinhas eu recebia muita visita bizarra do Google. Gente que pesquisava por umas coisas aleatórias e vinham parar no meu blog. Eu tinha uma ferramenta que eu podia ver essas “palavras chave” usadas nas pesquisas. Durante muito tempo a galera se divertiu só lendo as pesquisas bizarras que as pessoas faziam.

Depois de um tempo a ferramenta mudou e já não dava pra ver as pesquisas. Uma pena.

Em 2012 nasceu minha filha, quem lembra? Amadureci demais nesse ano. Passei a levar muito mais a sério a porra toda.

Foi uma época iluminada. O blog cuspia gente pra fora de tanta visita. Mas assim como a moda veio, ela se foi…

As tirinhas estavam oficialmente saturadas em 2013. O enterro foi em 2014.

Muito blog surgiu pra aproveitar a onda das tirinhas. Muitos deles não sobreviveram. Eu precisava me reinventar.

Comecei a variar o estilo do blog. Vídeos e imagens davam lugar às tirinhas. Muita gente foi embora, mas a maioria ficou, justamente por eu nunca abandonar meu estilo retardado, ainda de vez em quando colocando imagens aleatórias como se fosse minha reação ao post…

Era tanta imagem que eu comecei a acumular, então toda sexta eu postava as “sobras da semana”, que mais tarde virou a coletânea de imagens aleatórias que ta aí até hoje.

Dessas imagens surgiu minha obsessão pela AUSTRÁLIA e seus monstros. Também foi aqui que nasceu o “EI, CRIANÇO, QUER COMPRAR DROGAS?” que virou um “mini meme” de Facebook um tempo mais tarde. Eu falava muito do Roupa Nova, churros, do meme do DOGE…

E teve a famosa FEBRE DAS CABRAS.

Era cabra gritando aqui TODO DIA…

Depois disso, 2015 eu acho, veio uma febre que eu confesso que entrei meio que contra minha vontade: A FEBRE DOS PRINTS DE ZAP ZAP. Durante um bom tempo vinha muita galera do Facebook ver esses prints. Eu postava pelas visitas, mas não era meu tipo favorito de post. Foram tempos meio confusos…

Quando deu uma baixada nessa fase dos prints, decidi ser mais autêntico e dar prioridade ao que mais gosto: VÍDEOS DE CACHORRO.

Criei a coletânea de vídeos curtos justamente pra poder postar vídeo de cachorro toda semana. Além disso, outras sessões voltadas pro NONSENSE, porque essa foi sempre a essência do blog.

Isso tudo que eu tô escrevendo aqui é aquilo que vem na minha memória, provavelmente tem MUUUUUITA coisa que eu poderia ter citado aqui mas esqueci.

O Ah Negão! chega aos seus 10 anos de vida com um total de 443 MILHÕES DE VISITAS, e (se prepara que o número é bonito) UM BILHÃO E SETECENTOS MIL visualizações de página. O blog não seria nada sem os melhores leitores da internet. Agradeço de coração a todos os leitores, dos mais antigos aos mais recentes. Principalmente os que comentam aqui todo dia, que fazem com que os comentários dos posts sejam tão bons quanto o post.

Por isso eu queria ouvir da pessoa mais importante nessa data: você. Fala aí o que você mais curte ou curtia no blog. E se você faz parte de um dos VÁRIOS casais que se conheceram aqui nos comentários, dá um oi aí também. O pessoal da CANC (Confraria do Ah Negão no Cartola, que já tem 2 anos) também pode mandar um salve aí. Aliás qualquer grupo ou ENTIDADE no geral que tenha nascido por causa do blog , manda um alô aí. Inclusive se você sabe quem é o famoso NEGÃO DA SALADA de Manaus que usa meu logo há anos, peça pra ele aparecer aí também…

E queria aproveitar para agradecer à presidente da Crefisa que fez uma homenagem pro blog sem querer nesse fim de semana:

Tomara que não tenha sido de propósito.

Bom, na verdade o aniversário do blog foi ontem, dia 20, mas como domingo só teve post umas duas vezes em 10 ANOS, estamos comemorando hoje. Não tem bolo mas tem esse post enorme cheio de nostalgia.

Então, espero que o blog continue por mais 10 anos, e que um dia quem sabe eu consiga ter um horário fixo pra soltar os posts. Talvez isso nunca aconteça. Mesmo assim, estarei aqui todo dia em busca do retardo perfeito. Ah, e queria aproveitar pra pedir perdão por todas as vezes que eu xinguei sua mãe, aquela rinoceronta cabeluda.

AGORA É FESTA DURO AEEEEEEEE!!!

0 comentários:

Postar um comentário