domingo, 1 de outubro de 2017

Quantos megapixels equivalem ao olho humano?

Estamos nos tempos modernos, as câmeras hoje possuem uma quantidade incrível de megapixels, não só câmeras, mas Tvs, computadores, entre outros. Mas no meio disso tudo surge uma dúvida: quantos megapixels o olho humano possui?

image

Para entendermos, precisamos saber o que é megapixel. Pixel (abreviado do inglesa “imagem e elemento”) é o menor ponto que forma uma imagem digital. Os pixels são formados por três pontos, vermelho, azul e verde, que juntos formam a imagem e definem sua cor. Já o megapixel é o que dá o valor de um milhão de pixels.

image

Os pixels são o que determinam a qualidade de uma imagem digital, os pixels horizontais e verticais são o que formam a imagem. Um exemplo: uma câmera com 10 megapixels possui 3648 pixels na horizontal e 2736 na vertical. Já que o olho humano não é nenhum monitor de TV ou computador, não faz sentido fazer essa pergunta, mas podemos medir a equivalência de megapixels em alguma imagem que cobre todo o campo de visão de nosso olho.

Já possuímos aparelhos que têm a densidade de pixel, ou seja, quantos pixels existem em uma determinada região, tão grande que o olho humano (quando visto a olho nu) não é capaz de distinguir cada pixel. Com a chamada Retina Display, a Apple trouxe no iPhone 4 uma tela com 326 pixels por polegada, que vista de aproximadamente 25 centímetros é impossível de se enxergar cada pixel.

Roger Clark  calculou e descobriu que a quantidade de pixels que uma tela que cobre todo o campo de visão do olho humano precisa ter para que não enxerguemos cada pixel é de 576 megapixels. Para mensurarmos tal número, é interessante mencionar que um filme em Blu-Ray, ou seja, imagem em “Full HD”, tem aproximadamente 2 megapixels.

Além da monstruosa resolução que o olho humano possui vários outros fatores, como sensibilidade à luz e o alcance dinâmico (tons de cinza entre o preto e o branco) fazem dele motivo de inveja quanto sua capacidade em captar imagem para qualquer entusiasta de câmeras e televisões.

0 comentários:

Postar um comentário